Ilê Aiyê se inspira na herança ancestral de Maricá para o tema do Carnaval 2026
19/10/2025
(Foto: Reprodução) Herança ancestral de Maricá inspira o tema do Ilê Aiyê para o Carnaval 2026
O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do mundo, lançou, na noite de sábado (18), o tema que vai conduzir o "Mais Belo dos Belos" no Carnaval 2026. O evento aconteceu no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador, e foi tomado pelo ritmo dos tambores e pelas cores da ancestralidade.
O tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá” foi anunciado em uma festa que contou com a força da anfitriã Band’Aiyê, a energia da banda Orisun e a participação especial da Escola de Samba União de Maricá.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Nascido nos primeiros dias de novembro de 1974, o bloco afro Ilê Aiyê celebrou os 50 anos de fundação em 2024. Na época, a TV Bahia lançou o documentário "Ilê Aiyê: a casa do mundo", onde reuniu registros inéditos e relembrou a trajetória do bloco afro. (Assista aqui)
Segundo o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô, cada tema do Ilê é uma lição de história, uma forma de ensinar, celebrar e resistir. Desta vez, a escolha reforça a parceria do bloco com a cidade de Maricá, que nos últimos três anos vem desenvolvendo o projeto “Ilê in Maricá”.
A iniciativa oferece oficinas e cursos de formação gratuitos de cultura afro em comunidades de Maricá, no Rio de Janeiro, como dança, percussão e estética, com aulas de tranças e turbantes.
“Escolhemos esse tema porque ele ajuda a conscientizar e fortalecer a autoestima de uma cidade fortemente negra, que muitas vezes não reconhece toda a sua riqueza cultural. Ao celebrar Maricá, queremos que as pessoas negras e indígenas se vejam refletidas nessa história e se reconheçam como parte fundamental dela", afirmou.
"Agora, com a recém-inaugurada Universidade Livre do Carnaval (Unicarnaval) em Maricá, teremos um espaço fixo para desenvolver oficinas de percussão, dança, estética e formação cidadã, ampliando o trabalho que já vem sendo realizado”, celebrou Antônio Carlos Vovô.
Em 2026, o Ilê Aiyê pretende ampliar essa conexão ao levar para a avenida a história e a simbologia de Maricá, retratando sua diversidade cultural, beleza natural e riqueza geográfica.
O bloco vai destacar os elementos que compõem sua identidade afro-indígena, e relembrar a presença de importantes quilombos que fizeram da região um território de resistência, como os de Bacaxá, São Bartolomeu, Lagoinha, Ingá e Itaocaia.
Além disso, o Ilê vai reverenciar personalidades locais que contribuíram para manter viva a memória e a força afro-indígena em Maricá.
O Carnaval de Maricá é tradicional e profundamente enraizado na cultura local. De caráter comunitário, ele mantém forte conexão com os moradores e preserva os saberes ancestrais.
Desde a década de 1920, blocos como “Jacaré” e “Tira-teima” animavam a população com marchinhas, e, nos anos 1970, desfiles como os de “Esferinhas” e “Antiga Amizade” refletiam rivalidades sociais e políticas.
Mais recentemente, blocos como o “Bloco da Gabriela” mantêm viva a tradição e, em 2015, a criação da União de Maricá consolidou a cidade em uma escola de samba que a representa nos desfiles do Rio, com as cores vermelho, ouro e branco.
Ilê Aiyê lança tema do Carnaval 2026 com festa no Pelourinho
Fafá Comunicação
LEIA TAMBÉM:
Estudantes recebem prêmio internacional por jogo de tabuleiro inspirado no bloco afro Ilê Aiyê
Carlos Augusto 'Big', diretor do afoxé Filhos de Gandhy e inspiração para o bloco afro Ilê Aiyê, morre em Salvador
Ordem de serviço para início das obras de requalificação da sede do Ilê Aiyê é assinada
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 📺