Lula comenta projeto para construção da ponte Salvador-Itaparica: 'Foi um parto'

  • 02/07/2025
(Foto: Reprodução)
Estrutura terá 12,4 km de extensão sobre o mar e será a maior da América Latina, segundo o governo da Bahia. Previsão é de que a obra, que conta com incentivos fiscais do governo federal, dure seis anos. Lula comenta obra da ponte Salvador-Itaparica O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, na manhã desta quarta-feira (2), o andamento do projeto para construção da ponte que ligará Salvador a Ilha de Itaparica, na Bahia. Ele concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, antes de participar dos festejos que celebram o Dois de Julho. Embora as obras ainda não tenham sido iniciadas - a previsão é de que o começo efetivo aconteça em 11 meses - Lula garantiu que a construção, isenta de impostos federais como PIS/Pasep e Cofins, "está acertada". "A ponte será construída. O estudo da fundação está 100% pronto e vai começar [a obra]. Um investimento de R$ 11 bilhões e vai ser uma revolução para o desenvolvimento da Bahia" afirmou. A execução será viabilizada a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a gestão estadual e um consórcio composto pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC). O prazo previsto para finalização é de seis anos - 12 meses para o projeto executivo e resto do tempo para a construção, efetivamente. "Foi um parto difícil. O [ministro da Casa Civil] Rui Costa sabe o quanto ele sofreu. Quantas vezes eu falei: 'Oh meu amigo. E a nossa ponte?'", contou o presidente. 📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Bahia no Instagram Presidente Lula participa do Jornal da Manhã, da TV Bahia, nesta quarta-feira (2) TV Bahia Histórico ➡️ Os primeiros projetos da Ponte Salvador-Itaparica surgiram nos anos 70, no entanto, não saíram do papel, até que em 2010 a execução foi retomada pelo governo baiano. ➡️ Em dezembro de 2019, um consórcio formado por duas empresas chinesas venceu um leilão para construir e administrar a ponte. Na época, a previsão era de mais de R$ 7,6 bilhões em gastos. ➡️ Com o passar do tempo, o consórcio pediu reajuste no valor, por causa de aumento dos juros, dos materiais de construção e do aço no mercado internacional, entre outros itens. ➡️ A discussão foi parar na Comissão Consensual de Controvérsias e Prevenção de Conflitos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na proposta aprovada pelo órgão, o preço da obra da ponte passa para R$ 10,4 bilhões, a concessão de exploração cai de 30 para 29 anos e o tempo previsto para a construção aumenta, de cinco para seis anos. ➡️ O contrato atual estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento. ➡️ O governo do estado projeta a geração de cerca de sete mil empregos a partir da obra, o que deve impulsionar a economia regional. Início dos trabalhos Sondagem para a construção da Ponte Salvador-Itaparica é finalizada Em janeiro de 2024, começou a sondagem para identificar características do solo onde será montada fundação da estrutura. A etapa que inclui perfuração em águas rasas teve início em junho do mesmo ano e, em setembro, foi aberto um canteiro de apoio ao processo, concluído em abril deste ano. Somente para esta parte, foram contratadas mais de 20 empresas baianas e investidos R$ 200 milhões. Conforme previsto inicialmente, após a realização da sondagem, em junho deste ano, o governo da Bahia firmou novo contrato para a construção da Ponte Salvador- Ilha de Itaparica com o consórcio chinês. Após a assinatura, os próximos passos são a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras em Salvador e Vera Cruz. Senado aprovou empréstimo de US$ 150 milhões para construção da Ponte Salvador-Itaparica TCE-BA aprova proposta de consenso para execução da Ponte Salvador-Itaparica Estrutura Projeto da Ponte Salvador-Itaparica mostra novos acessos viários na capital e em Vera Cruz Localizada na Baía de Todos-os-Santos, a estrutura terá 12,4 km de extensão sobre o mar e será a maior da América Latina. O consórcio chinês que atuará no estado foi responsável pela construção da maior ponte do mundo, com 55 km, que liga Hong Kong a Macau, na China. Ponte Salvador-Itaparica deverá ser finalizada em seis anos e será a mais extensa do Brasil, diz ministro Rui Costa O vão principal foi projetado para que navios passem sob a estrutura, que terá uma uma altura de 85 metros da superfície do mar, equivalente a um prédio de 30 andares. Imagens em 3D do projeto da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica foram divulgadas há quase um mês pelo Governo da Bahia. Além da estrutura, as projeções mostram como ficarão os novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. O sistema contará ainda com duas praças de pedágio: uma na cabeceira da ponte e outras nas proximidades da Ponte do Funil, ambas em Vera Cruz. Confira abaixo: Trecho 1: Acessos viários em Salvador Novos acessos viários em Salvador CPSI Serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa; De acordo com o governo, após estudos de tráfego, essa região foi definida por ter condições de absorver o fluxo de veículos da ponte, para não sobrecarregar o trânsito no local. Novos acessos viários em Salvador CPSI Trecho 2: Construção da Ponte Salvador-Itaparica Construção da Ponte Salvador-Itaparica CPSI Terá três faixas por sentido e uma barreira de segurança que vai organizar o fluxo de veículos confirme a demanda; O vão principal terá 85 metros de altura por 482 de extensão. O governo afirmou que a dimensão foi feita levando em consideração o tráfego marítimo esperado para os próximos 50 anos e os maiores navios do mundo. Construção da Ponte Salvador-Itaparica CPSI Trecho 3: Acessos viários na Ilha de Itaparica Será construída uma nova via expressa com 22 km, que vai conectar a ponte na região de Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos; O governo afirmou que a estrada foi pensada para garantir a fluidez do tráfego na BA-001. Nova via expressa vai conectar a ponte na região de Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos CPSI Trecho 4: Duplicação de 8 km na BA-001 O trecho que será duplicado começa em Cacha Pregos e vai até o início da Ponte do Funil. Papel estratégico na integração logística O Governo da Bahia acredita que a criação da ponte vai facilitar: A produção de diversos setores no oeste da Bahia a se aproximar do Porto de Salvador; Destinos turísticos do sul e do baixo-sul estarão mais próximos da capital baiana através da conexão da BR-101 e da BA-001 com a estrutura; O transporte de produtos e pessoas pelas BR 116 e 242 a partir da conexão com a ponte. A gestão calcula que a ponte vai beneficiar mais de 70% da população do estado, em cerca de 250 municípios. Em fevereiro de 2023, o governo publicou, no Diário Oficial do Estado, um decreto que delimita como 14 áreas como "utilidade pública", em um trecho que será utilizado para construção do acesso viário. Terrenos serão desapropriados e indenizações são previstas para donos de imóveis. Ao todo, a área a ser desapropriada é de 63.524,26 m² e fica em Salvador. O decreto que o governo pode adotar atos administrativos e judiciais para fazer a desapropriação. Essas medidas podem ser aplicadas, inclusive, em caráter de urgência. Em uma audiência pública realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em junho deste ano, foi divulgado um estudo que mapeou a existência de mais de 120 terreiros, dezenas de pequenas colônias de pesadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas na região onde os trabalhos serão feitos. O órgão recomendou acordos para minimizar os impactos para estes grupos. Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

FONTE: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/07/02/lula-comenta-obra-da-ponte-salvador-itaparica.ghtml


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